É Para nós uma grande tristeza quando vemos o nosso Gerês á arder, incrivel, basta um bocado de calor e logo começam os incendios o que não implica que seja devido ás temperaturas mas sim de uma queimada feita por alguém sem consciencia. O incendio é algures entre a Junceda e Leonte. Foto do lado esquerdo tirada do miradouro da boneca onde podemos verificar que tudo esta perfeito, foto do lado direito tirada +/- 1.30h depois já podemos ver o triste cenario que surpreendeu tudo e todos. É URGENTE fazer alguma coisa para prevenir estas situações.
Os caminheiros
Placa informativa
O pessoal deslumbrado com a vista do Miradouro
Deixando a Fraga Negra em direcção ao topo do vale
Placa informativa
A caminho da Boneca
Passadiço em direcção ao Miradouro
Chegada ao Miradouro da Boneca
Vista do miradouro ainda sem incendio
Cá estou eu no miradouro
Vista da Boneca sobe a Vila do Gerês
MIRADOURO DA BONECA
Vista para a Caniçada
Deixando o Miradouro da Boneca para trás em direcção as casa de Lamas
Casas de Lamas
Placa informativa
Chegada ao Mirante Velho
Placa a indicar o caminho para o Mirante Novo
Mirante Novo
Mirante Novo o local onde podemos avistar a Albufeira da Caniçada
todos a contemplar as vista que nos oferece o miradouro
Vista do miradou onde podemos avistar a triste cena dos incendios
Se está interessado em algum conteúdo do Blogue, como textos, fotografias, vídeos, etc, por favor contacte-me. A cópia ou reprodução não autorizada é punida por lei.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), pelo Decreto-Lei nº 187/71 de 8 de Maio, sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
É uma actividade desportiva ao alcance de todos e ao ritmo de cada um. Não se trata sómente de "percorrer grandes distâncias a pé" como dizem os dicionários na sua definição. É também o acto de andar a pé pelo prazer do exercicio físico. A diferença que o distingue de outras actividades similares é que decorre por caminhos previamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente conhecidos e aceites. Estes caminhos, os percursos pedestres, podem ser de grande rota (GR), com extensão superior a 30 Km e dois dias de jornada ou mais, sendo sinalizados a branco e vermelho, e de pequena rota (PR), até um dia de jornada e não mais de 30 Km, sinalizados a amarelo e vermelho, sendo estes, portanto, os estádios para a prática do Pedestrianismo. No entanto, e dada a carência destas infraestruturas, o Pedestrianismo também se pratica em Marchas guiadas, e de Orientação. O importante é andar...
Sem comentários:
Enviar um comentário