Saindo da Pedra Bela pouco tempo depois chegamos ao curral das Éguas
As grandes mariolas
Dois lobos uivam no meio da noite em plena serra do Gerês. Algo que jamais esquecerei. Por ser de noite a imagens são inúteis (fechem os olhos e aumentem o volume)
Cá estou eu já na encosta do Vale da Teixeira
O pluto como ainda é novo nestas andanças de vez enquanto temos que falar para ele e chama-lo á atenção
Depois da caminhada o pessoal queria conhecer mais um sitio e nós sabiamos que ali perto passava o rio neiva e a ponte das Tábuas era o local ideal para uma pausa á beira rio.
Alex dou-te o meus parabéns pelo dia de convívio acho que todos gostamos e aguardamos por novas caminhadas
Se está interessado em algum conteúdo do Blogue, como textos, fotografias, vídeos, etc, por favor contacte-me. A cópia ou reprodução não autorizada é punida por lei.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), pelo Decreto-Lei nº 187/71 de 8 de Maio, sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
É uma actividade desportiva ao alcance de todos e ao ritmo de cada um. Não se trata sómente de "percorrer grandes distâncias a pé" como dizem os dicionários na sua definição. É também o acto de andar a pé pelo prazer do exercicio físico. A diferença que o distingue de outras actividades similares é que decorre por caminhos previamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente conhecidos e aceites. Estes caminhos, os percursos pedestres, podem ser de grande rota (GR), com extensão superior a 30 Km e dois dias de jornada ou mais, sendo sinalizados a branco e vermelho, e de pequena rota (PR), até um dia de jornada e não mais de 30 Km, sinalizados a amarelo e vermelho, sendo estes, portanto, os estádios para a prática do Pedestrianismo. No entanto, e dada a carência destas infraestruturas, o Pedestrianismo também se pratica em Marchas guiadas, e de Orientação. O importante é andar...